Conheça sua Cidade

Cascavel

Cascavel, na verdade, antes de se tornar município, e até mesmo cidade, era uma passagem onde combonheiros passavam frequentemente cumprindo sua rota em seus cavalos. Esses, desembocavam nas praias e saiam com seus cavalos em busca de quem comprasse suas bugigangas.

O caminho além de ser longo e cansativo possuía grandes tamarineiras e cajueiros que serviam como sombra aos viajantes que ali passavam e paravam sobre o ar fresco e arejado sob a sombra das árvores. Foi notado então a presença de ninhos de cobras da denominada espécie Cascavel, que marcavam o caminho dos combonheiros como ponto de referência sendo expressados pelas frases “Lá na paragem da Cascavel” ou “Lá no Ninho da Cascavel”.

A tal história dos ninhos de cobra ficou tão conhecida que se dizia que a cidade teria sido construída sobre um ninho de cobra gigante. Os mandantes do município, para impedir que a cobra saísse um dia, construíram a Capela Nossa Senhora do Ó, a atual Igreja Matriz, para proteção da região. Até hoje, a imagem da santa permanece sobre a torre do mais alto mirante da cidade.

A medida que a cidade cresceu, as tradições religiosas crista e indígenas da cidade foram ficando mais brandas, miscigenadas com o modo de vida contemporâneo.

Ao contrário do cenário humano que muito se alterou com o tempo, a riqueza da fauna, flora e biodiversidade natural não mudou. Pelo contrário: seus cenários ainda hão de enfeitiçar os corações de quem se aventurar por esse pedacinho de terra tão brasileiro quanto qualquer outro canto do Ceará.

Os principais pontos turísticos de Cascavel são as praias e as falésias. Contudo, quem quer conhecer também o lado histórico dessa cidade que muito conta sobre o Brasil deve contar com algumas visitas direcionadas ao centro da cidade.

1. Praia de Águas Belas

A Praia de Águas Belas é a mais famosa de Cascavel e uma das mais populares de todo o Ceará! Lá você será abrilhantado pela cena de deságue do rio no mar. A paisagem garante várias tonalidades de azul na água, um verdadeiro espetáculo natural que dá jus ao nome da praia.

Ao redor da praia também é possível percorrer algumas trilhas ecológicas. Com elas, é possível conhecer o mangue e a biodiversidade da região que é repleta de répteis e pássaros de várias espécies.

Essa região possui infraestrutura bem adaptada aos turistas, oferecendo boa gama de pousadas, hotéis, restaurantes e práticas esportivas como kitesurf, surf e até asa-delta.

2. Praia de Barra Nova

A Praia de Barra Nova promete um cenário típico das paisagens mais belas de novelas e filmagens da National Geographic! Aliás, muitos trabalhos cinematográficos já se aproveitaram da beleza natural do lugar para seus roteiros.

Isso tudo porque o vai e vem da maré deixa um rastro na areia, como verdadeiras linhas do mar. O contraste na linha branca dá uma ilusão de ótica que faz a praia parecer ainda maior do que já é.

Na Barra Nova tem o encontro do Atlântico com o Rio Choró, tornando as águas próprias para o banho e dá uma sensação térmica morna. No local, há oferta de várias atividades, tal como o kitesurf e percurso de barco pelo Rio Choró para apreciar as dunas brancas.

Quem prefere explorar a praia por inteiro sem cansar as pernas pode contar com o serviço dos Buggys. Os motoristas garantem uma viagem pelas falésias da praia, terminando o trajeto no mirante – onde você poderá contar com uma visão panorâmica do local.

3. Praia de Caponga

A Praia de Caponga está localizada a somente 55 quilômetros de Fortaleza e encanta por conta de sua beleza natural. Lá o visitante pode optar por dar uma volta de Buggy pela faixa de areia, aventurar-se no kitesurf ou fazer um passeio de dromedário pelas dunas – tal como se faz no Rio Grande do Norte.

Assim como acontece em outras partes do país, a Praia de Caponga tem uma lenda urbana – ou não assim tão urbana. Conta-se que o Cajueiro da Mijada, o qual possui uma anomalia, foi amaldiçoado há muitos anos.

Assim, quem passar por lá após o por do sol pode ser castigado. Portanto, se você é uma pessoa supersticiosa pode não ser uma boa ideia apreciar o pôr do sol em Caponga, não é mesmo?

4. Monumento Natural das Falésias de Beberibe

Quem tem um gosto especial por natureza preservada não pode deixar de conhecer o Monumento Natural das Falésias de Beberibe. A região está em estado de conservação integral desde 2004, quando foi aprovado o decreto n° 27.461 que decreta a proteção do local.

São 31,29 hectares de área de preservação. O passeio contempla várias praias coloridas e caverna iluminada pela luz do sol.

No caminho pode-se contar com o amplo comércio, sobretudo de artesanatos e objetos que contam um pouquinho da tradição cultural cearense. Os artefatos mais famosos são as garrafinhas de vidro com desenhos feitos com a areia colorida coletada das praias.

5. Rio Mal Cozinhado

O Rio Mal Cozinhado é uma extensa faixa de águas azuis tranquilas. Na faixa de areia jazem espaços de energia eólica que aproveitam o forte vento que vêm do Atlântico com as marés.

O espaço não se parece tanto com uma praia, mas ainda assim, é um bom espaço para quem quer ficar escondido da civilização.

6. Morro Branco

O Morro Branco fica localizado somente há 83 quilômetros de Fortaleza, hospedado no município de Beberibe. O que mais encanta na região são as dunas brancas, em seguida as areias alaranjadas que se encontram com o mar azulado.

O passeio mais popular do local – além da própria trilha – são as jangadas conduzidas por nativos.

O labirinto das falésias é outro local que não pode ficar de lado. A formação rochosa levanta-se em tons de bege e laranja, formando algo como um cânion próximo ao mar.

Quem quer ficar numa parte mais sossegada da praia deve direcionar-se à Lagoa do Uruaú, o qual possui águas mais refrescantes e casas de veraneio nos entornos para quem quer descansar com a família.

7. Falésias Vermelhas

As Falésias Vermelhas, localizadas no município de Beberibe são uma grande atração turística. Seus labirintos avermelhados impressiona pela grandiosidade e ainda fica próximos à beira do mar, na Praia das Fontes. Ainda na mesma praia há uma gruta, excelente lugar para piqueniques e para relaxar.

8. Praia da Balbina

A Praia da Balbina fica distante em 3 quilômetros da Caponga e somente 72 km de Fortaleza. A enseada se destaca pelo visual típico praiano, com a vila de pescadores próxima do rio, jangadas no mar e coqueiros que dividem a faixa de areia com a larga rua pouco movimentada.

9. Antigo Prédio da Cadeia Pública

Quem gosta de visitar a parte histórica da cidade não poderá deixar de conhecer o Prédio da Cadeia Pública de Cascavel. O edifício tem construção datada do século XIX e abrigou várias repartições públicas no passado, tal como a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Os moradores da região contam várias histórias e lendas sobre o prédio. Vizinhos, por exemplo, juram que mesmo depois do abandono ainda ocorriam festas à noite no segundo andar da edificação.

O prédio se tornou alvo de ainda mais visitações após o desabamento do mesmo, em 2017, devido à falta de manutenção das instalações desde 2005. Desde a queda, o edifício passou por algumas reformas, mas ainda há vários sinais de destruição.

10. Capela de Nossa Senhora da Conceição

Entre dezembro a janeiro a capela conta com uma programação especial de festejos em comemoração ao aniversário da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

A história conta que a capela foi construída após um projeto de evangelização indígena, que nuca aconteceu. Afinal, nos arredores das praias de Cascavel e outras cidades praianas do Ceará, se estabeleciam às margens diversas etnias indígenas, tais como os Potyguara, os Jenipapo-Kanyndé, os Anacé, Jaguaribaras e tantas outras.

Apesar de Cascavel não ser a rota religiosa mais popular, tal como acontece com Canindé. Contudo, ainda assim os pontos turísticos presentes contam muito sobre a história de fé do Brasil.

Para quem vai com um olhar atento é possível perceber um pouco da cultura indígena, sobretudo, em algumas pecas comercializadas na Feira de São Bento que ocorre nos fins das tardes, no centro da cidade.

 

Fonte e Reprodução: Cascavel, no Ceará: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Adquira seu imóvel nas melhores localizações de Cascavel